Mel Hoffmann

Consultoria em Comunicação Personalizada
“Mulheres na Arquitetura”: bate papo rola no Shopping Casa & Design dia 28/03

Elas são maioria na profissão. Mas será que, mesmo sendo 62% do total de arquitetos e urbanistas do país, as dificuldades das mulheres são menores e o reconhecimento maior perante os 38% de profissionais homens?

Apesar da vantagem numérica apontada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR), o fato revela um cenário pouco alentador: a lista de arquitetas ilustres ainda é pequena em relação a de homens. Desde que foi criado em 1979, o Pritzker – considerado o Oscar da arquitetura – premiou apenas uma mulher, Zaha Hadid. Outras duas também ganharam, mas ao lado de seus parceiros homens: Carme Pigem e Kazuyo Sejima. Em pesquisa recente, o site de arquitetura e design Dezeen destaca que apenas três das 100 maiores empresas de arquitetura do mundo são chefiadas por mulheres e somente duas equipes de gerenciamento possuem mais de 50% do time composto por mulheres.

Temas como esses e outros que fazem parte do dia a dia das Mulheres na Arquitetura, estarão no centro do debate do ArqSC Conversa no Shopping Casa & Design, que acontece dia 28.03, às 19h, e será comandado pela jornalista Simone Bobsin.

“Profissionais que atuam nas mais diversas frentes – paisagismo, urbanismo, arquitetura e design de interiores – irão, juntamente com o público, discutir sob a ótica feminina os desafios da profissão no século 21”, explica a jornalista e publisher do portal ArqSC.

As convidadas são Daniela Sarmento, presidente do CAU/SC, Tatiana Filomeno, arquiteta presidente da AsBEA/SC, o coletivo Ateliê Urbe, as arquitetas Juliana Pippi, Rosane Girardi e Mariana Pesca, a urbanista Silvia Lenzi e a arquiteta e paisagista Juliana Castro.

O evento trará um bate-papo informal com situações pontuais que afetam o cotidiano das profissionais, mas que pouco são discutidas.

“A correria do dia a dia ou a falta de um espaço que promova esta interação acabam não gerando uma reflexão sobre alguns temas. Nada mais justo do que organizar um encontro como este, no mês das mulheres, para que grandes arquitetas e urbanistas dividam seus pontos de vistas,” opina o diretor do Shopping Casa & Design, Celso Furtado de Mendonça.

Expo de fotos “Por Mulheres, projeto do Varal Trajano. Foto: Divulgação

Durante o ArqSC Conversa, ambientado pela arquiteta Rosane Girardi, convidados e participantes poderão conferir as atividades culturais programadas para a noite. Uma delas é o projeto Varal da Trajano, exposição fotográfica que apresentará a mostra “Por Mulheres”, composta por imagens registradas por 34 fotógrafas profissionais e amadoras. A outra, será a reprodução de um vídeo produzido pelo coletivo Arquitetas Invisíveis, um grupo de profissionais de Brasília que promove a igualdade de gênero dentro da arquitetura e urbanismo, divulgando a vida e obra de arquitetas que a história “esqueceu” de contar.

SERVIÇO

O quê: “ArqSC Conversa no Shopping Casa & Design” – Mulheres na Arquitetura

Quando: 28.03

Onde: Shopping Casa & Design

Programação:

19h às 20h – Receptivo

20h – Bate-papo

21h – Fervo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.