Mel Hoffmann

Consultoria em Comunicação Personalizada
Ponta dos Ganchos recebe obras de duas renomadas galerias para exposição

Respire arte em meio a uma natureza exuberante. O Ponta dos Ganchos Exclusive Resort apresenta a primeira edição do programa On view – que busca levar novas experiências sensoriais e estéticas em uma parceria inédita com duas renomadas galerias de arte curitibanas: Galeria Simões de Assis e SIM Galeria. Com espaço também em São Paulo, ambas têm como foco promover a arte moderna e contemporânea de artistas brasileiros e internacionais com mostras de pintura, fotografia, escultura e vídeo.

As peças instaladas no hotel, compõem parte do acervo das galerias e ficarão expostas na recepção e restaurante do hotel. De agosto a 30 de outubro, os trabalhos de Gonçalo Ivo (Rio de Janeiro-RJ, 1958) e Paolo Ridolfi (Maringá-PR, 1962) poderão ser apreciados pelos hóspedes do hotel. Dois artistas cujas trajetórias convergem em certa medida na importância de suas obras na arte contemporânea brasileira. As exibições serão renovadas a cada três meses e transformam as áreas comuns do resort em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. Para a diretora de marketing e vendas do hotel, o projeto é “uma forma de unir a arte elaborada pelo homem com a arte desenhada pela natureza. Através desse projeto ressignificamos e aprofundamos o nosso olhar nesse sentido. Qualquer forma de interação com uma obra de arte faz com tenhamos uma reação a ela, somos tocados, impactados de alguma forma”, diz Fernanda Makhoul.

Obra do artista Gonçalo Ivo

Da afinidade dos artistas com o referente essencial da pintura modernista nascem produções distintas. De um lado, o maringaense Paolo Ridolfi retoma a conexão milenar entre a pintura e a arquitetura. Cria planos, distorce eixos de tensão da tela, conferindo ao campo pictórico uma sensação de ruptura de seu estável equilíbrio. Já o carioca Gonçalo Ivo, por sua vez, traz o estudo da geometria – companheira antiga dos tempos da faculdade de arquitetura e urbanismo – por meio do emprego da cor e da luz. É possível identificar em sua produção o tratamento reduzido de fachadas, assim como a extração de elementos da paisagem. Todos parecem rigorosamente encaixados, sustentando uns aos outros, numa poética que aprecia tanto o acúmulo de componentes como a exata adequação de todos eles à composição proposta.

Obra do artista Paolo Ridolfi

A oportunidade de exibir-se dois grandes artistas brasileiros em diálogo é uma ocasião privilegiada para investigar as diversas fontes que alimentam Ridolfi e Ivo, ao longo de décadas de produção e como, de formas particulares, exploram e expandem o tradicional campo da pintura. As obras expostas no hotel estarão disponíveis para compra. Os preços variam de R$ 33.000,00 a R$ 220.000,00.