Mel Hoffmann

Consultoria em Comunicação Personalizada
Retrofit: tendência que valoriza construções

Tendência que surgiu na Europa para revitalizar edifícios antigos e históricos ou com tecnologias ultrapassadas, o retrofit é utilizado por arquitetos, designers, projetistas, construtores e urbanistas para renovar e atualizar projetos, mantendo as características intrínsecas da obra. Essa tendência é utilizada atualmente na Cymaco Engenharia, comandada por por Luciano Tacques Cybulski. 

A empresa surgiu em 1982 como uma loja de tintas, na Capital, e ao longo dos anos se transformou em uma empresa de impermeabilização e de reforma de imóveis antigos. Luciano, então, viu ali a possibilidade de reformar áreas comuns e fachadas de prédios comerciais e residenciais e redistribuir espaços, tornando uma empresa de retrofit. 

Desde 2013, a Cymaco adotou o modelo de franquia, com quatro unidades em funcionamento: Aracajú, Salvador, Curitiba e Balneário Camboriú. Este mês, inaugura mais uma em São Paulo e a expectativa é de abertura de mais quatro ainda neste ano. 

“Antes de executar o trabalho, precisamos saber quais são as ‘dores’ do prédio e planejar como será no futuro. O trabalho é executado aos poucos, começando pelos problemas estruturais até chegar ao embelezamento”, contou Luciano a Francisco Hermes, em matéria publicada pelo O Globo.

 

Antes
Depois
Antes
Depois

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.