Mel Hoffmann

Consultoria em Comunicação Personalizada
Rosamaria Areal e Eliane Araújo debatem sobre reconexão familiar no ambiente Um Estar para Todos

Se os relacionamentos estão sendo movidos por um clique, que isso tenha efeito também no meio familiar. E foi o que os arquitetos Alcides Theiss e Rosane Girardi estabeleceram ao criar o ambiente Um Estar para Todos, na Casa Cor 2017 – Edição Florianópolis. A ideia é restabelecer vínculos afetivos a partir de um lugar em comum.

As psicólogas Rosamaria Areal e Eliane Araújo estarão amanhã (17/10), a partir das 19h, no espaço para aprofundar o debate sobre as relações familiares e o uso da casa.

“Percebemos que os jovens refugiaram-se em seus quartos, priorizando suas individualidades. Desmitificar esses hábitos, através de projetos que visem efetivamente o uso de áreas coletivas, poderia ser uma boa solução para resgatar a confraternização e o dialogo entre pais e filhos”, explica Rosane Girardi.

Foto: Mariana Boro

Sua tese aponta diretamente para revolução tecnológica, que fez surgir um novo grupo comportamental: os nativos digitais. Com computadores interligados, smartphones, jogos on-line e dispositivos de música, crianças e adolescentes constroem um universo particular.

“O jovem busca em seus amigos novas referências de valores e comportamentos, desvinculando-se da família. Muitos deles são tímidos e acabam encontrando na internet uma saída mais tranquila para socialização”, analisa a psicóloga Fernanda Michelon.

O medo gerado pela violência fortaleceu também essa idiossincrasia, segundo a especialista. Pensando em romper com esse ciclo e provocar o pensar sobre o assunto, a dupla de arquitetos traçou um ambiente que comporta a necessidade de toda a família, dispondo de conforto e principalmente de artefatos tecnológicos. Um Estar para Todos é uma sala para uso comum de todas as faixas etárias, em perfeita harmonia com móveis soltos que podem ser deslocados, formando novos desenhos, sofás enormes, confortáveis, convidativos, e dispositivos eletrônicos modernos, como televisão de altíssima definição e sedutores sistemas de som e vídeo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.